24 de nov. de 2010

Temazcal - Uma terapia poderosa no tratamento de muitas doenças


O Temazcal é uma terapia poderosa no tratamento de muitas doenças e queixas, tanto aguda como crônica. Um dos usos mais comuns do Temazcal no México é para as condições das mulheres relacionadas com a infertilidade, menstruação, gravidez, parto e a tradicional quarentena (quarenta dias que se segue ao parto), bem como para promover o fluxo de leite.

Na classificação tradicional de condições, a maioria dos problemas associados ao sistema reprodutor feminino são consideradas como sendo causadas pelo frio, e para estes, o Temazcal maravilhosamente tem efeito de aquecimento. Ela aquece os ovários, trompas e útero, e 'move' o sistema hormonal. Uma série de banhos de suor são feitos com ervas de natureza quente, adequada para estes problemas. É recomendado mulheres se banhar no Temazcal para regular qualquer problema menstrual.

O Temazcal geralmente não é recomendada durante a menstruação em si, mas tem efeito salutar no período pré-menstrual para evitar dor, TPM, irregularidade, e cistos de ovário, assim como a infertilidade. Sabe-se de um grande número de "bebés Temazcal". Estes foram todos os nascidos de mulheres que entraram para o banho de suor por outras razões, e mais tarde confessaram que estavam tentando engravidar há algum tempo, sem sucesso... o Temazcal as curou de suas dificuldades.

Muitas mulheres sofrem de ciclos menstruais irregulares, isto pode ser causado por níveis de estresse e ansiedade, mudança de dieta ou questões relacionadas a alimentação, doenças ou desequilíbrios fisiológicos, por exemplo, a condição da tireóide / desequilíbrio hormonal, entre outros. A prática de Temazcal pode ajudar a aliviar o sistema nervoso, relaxando os participantes em um estado de bem-estar, induzida pelo abraço de um ventre quente como o espaço. É um espaço que permite e incentiva uma introspectiva viagem individual ao trabalho através de quaisquer questões emocionais e ansiedades. O calor induzido estimula o sistema glandular, em especial a pituitária e glândula pineal. Também estimula a circulação sanguínea profunda e superficial e relaxa os músculos, o que ajuda a equilibrar todas as eventuais irregularidades do organismo.

No caso dos cistos de ovário, Dr. Alba (Instituto Mexicano de Medicinas Tradicionales Tlahuilli) nos traz um exemplo: “tratamos de uma mulher cujo um cisto no ovário, de acordo com os relatórios médicos, estava em volume maio do que o seu útero. Ela passou por uma série de banhos nos Temazcallis, ao final dos quais, o cisto tinha sido reduzido a um quinto do tamanho que tinha sido originalmente publicado, e uma operação indesejada tinha sido evitada”.

Várias observações parecem necessárias em relação a este caso. O primeiro é que era necessário, para obter resultados positivos, uma série de banhos. Isso é quase sempre o caso quando uma condição médica séria está sendo tratada, um único banho ou poucos banhos raramente é suficiente. Neste caso, juntamente com as plantas medicinais que foram usadas no banho em si, outras foram prescritas a serem tomadas pela paciente entre os banhos. Além disso, como terapia de apoio, a acupuntura foi administrada. A correta combinação de terapias complementares, juntamente com uma série de banhos de vapor, pode se tornar eficaz no caso de situações difíceis.

O Temazcal é também amplamente utilizado durante a gravidez e no parto, embora para estes fins, não se torna tão quente como é habitual. No México, nascimentos são frequentemente atendidos dentro do Temazcal quente por uma parteira tradicional. Não só o calor ajuda a acelerar o trabalho, mas o bebê nasce então em um ambiente que não é tão radicalmente diferente daquele de onde veio.

Durante a gravidez, a massagem pode ser realizada com a mãe dentro do banho, aproveitando o relaxamento muscular produzido pelo calor, para manipular externamente o feto que está em uma posição ruim ou está causando desconforto para a mulher grávida. O banho quente pode ser utilizado para acelerar o parto que está indo devagar ou para tornar o trabalho mais forte e mais regular. Ele ajuda a reduzir o sangue após o nascimento.

O Temazcal também tem ótimo efeito para a mamãe após o parto, para acalmar as dores, eliminar toxinas, evitar a febre puerperal e promover o fluxo de leite. Muitas vezes, a criança também é introduzida na Temazcal quente, junto com a mãe.

O Temazcal é uma recriação desse espaço útero. É um escuro, quente e úmido espaço pequeno. A forma de entrada é baixa, e assim deve-se entrar de joelhos, numa posição humilde para entrar neste pequeno espaço sagrado. A escuridão é muitas vezes acompanhada de medo, medo do medo, do desconhecido, daquilo que não podemos ver .... Até que nos acostumamos com a escuridão, e somos capazes de abraçá-la com familiaridade, como o lugar seguro de onde viemos, e somos capazes de nos sentir seguras, assim que largamos as idéias que nos aprisionam. A escuridão pode ser confrontada, somos despojadas de distrações e ficar cara a cara com nós mesmas nos faz olhar para dentro. Esta janela para dentro de nós mesmas nos capacita limpar-nos do que não nos serve mais, de voltar a nós mesmas e conectar com tudo o que É.

Junto com todos os atributos fisiológicos de limpeza que o Temazcal detém, é um espaço de purificação emocional e espiritual. O Temazcal nos oferta um abraço maternal e na libertação do vapor se ouve a respiração das avós, e com elas a lembrança de nossa primeira/própria respiração. A saída deste pequeno espaço íntimo é novamente de joelhos, de cabeça, virado para baixo, como uma criança nasce. Esta saída é o ato de renascimento, limpo e fresco para o mundo físico, mais uma vez.

A prática Temazcal também libera íons negativos no ar que ajudam a aumentar a energia, aliviar a depressão e aliviar o stress. Os íons negativos são moléculas que ganharam ou perderam uma carga elétrica. Elas são criadas através de moléculas de ar quebrando, isso pode ser devido ao sol, a radiação, ou, no caso da Temazcal, através do movimento do ar e da água. Uma vez que os íons negativos atingem a corrente sanguínea, acredita-se que eles produzem reações bioquímicas que aumentam os níveis de serotonina humor, portanto, o Temazcal pode ser uma ferramenta poderosa para qualquer estado de espírito ou questões relacionadas com o stress. Ser capaz de relaxar e se concentrar em si mesmo cria uma grande sensação de bem-estar.


Fonte de pesquisa:
Tlahui - Medic n º 29, I/2010
www.tlahui.com/temaz2.htm
www.tlahui.com/medic/medic29/temazcal_fertility.htm

Imagens google
Foto Ana Andrade - Temazcal no Espaço Rapa Nuy - POA/RS

Nenhum comentário:

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/